Passar para o conteúdo principal

Inclusão Digital Comunitária em Tite

29 Junho 2022
Projecto Tite aulas de informatica

Jovens, adultos e idosos do sector de Tite, têm agora a possibilidade de descobrir as potencialidades da tecnologia, conhecer o mundo da informática e da inovação, graças a implementação de um projeto comunitários de inclusão digital implementado pela ONG Ação Multicultural do Desenvolvimento(AMD).

Segundo os dados fornecidos pela ADM dados de estes correspondentes ao último recenseamento de população e habitação realizado em 2009 pelo INE,  o sector de Tite situada á margem de riu Geba é um sector com 699,5 km2,  e que dispõe de uma população total de 14.862 habitantes residentes local entre os quais, 7.127 são de sexo masculino e 7.735 são de sexo femininas.  

O sector alberga 86 tabancas. Segundo os dados recolhidos pela AMD, 95% da população de Tite não tem conhecimentos de informática e não sabe mexer no computador. Com base nestes números e considerando as condições desta zona a AMD decidiu elaborar um projeto que visa exercitar a cidadania utilizando os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A ideia é formar 30 pessoas em cada 3 meses e atingir um total de 150 formandos no período de um ano.  No curso são abordados vários temas como, por exemplo, acesso à Internet, o uso de programas como Windows, Pacote Office, variando do nível fácil ao avançado.

O painel solar adquirido no âmbito deste projeto, permite a organização trabalhar de forma independente para alcançar os objetivos estabelecidos.

Para o ex. Administrador do Sector de TIte de Miguel Bigna (afastado recentemente do cargo),  Tite, apesar de estar próximo de Bissau, no que diz respeito a informática, está completamente isolado. Muitos alunos têm acesso à escola, mas não têm acesso a informática.  Por isso ele frisou que foi um dos primeiros a se inscrever para incentivar os demais habitantes.

O ex. Administrador local afirmou que este tipo de iniciativa é muito importante para o desenvolvimento local, mas sobretudo para os jovens de Tite, um lugar aonde ainda há muito que fazer.  

Neste momento, as aulas são diárias e os alunos têm demostrado muito interesse nas atividades desenvolvidas. 

Projecto Tite

Projecto Tite

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails