Passar para o conteúdo principal

"Igualdade de Gênero Hoje Para Um Amanhã Sustentável" Dia Internacional da Mulher

8 Março 2022
Dia Internacional das mulheres

A data 8 de Março é comemorada em quase todos os países do mundo como Dia Internacional da Mulher. Este dia tem como o objectivo celebrar os avanços alcançados no que diz respeito  aos direitos  civis, económicos, políticos, sociais, culturais, etc, e ao mesmo tempo,  desencorajar todos os tipos de ações que possam constituir uma ameaça aos mesmos, como por exemplo, a desigualdade de género e a violência.

Um dos momentos históricos  que marca esta data foi o movimento operário em 1908, quando um grupo de 15 mil mulheres organizaram uma marcha na cidade de Nova York exigindo melhores condições de trabalho, nomeadamente, redução da carga horária, melhores salários e direito ao voto. Todo o esforço destas mulheres e outras, serviu para que fossem verificadas mudanças significativas em muitas sociedades.

Hoje, apesar dos vários obstáculos ainda visíveis, como o acesso a edução, a pandemia da covid-19, a violência física e psicológica e a discriminação social, é notável a conquista de novos espaços, garantindo cada vez mais os seus  direitos.

Este ano, o tema escolhido pela ONU para comemorar esta data é "Igualdade de Gênero Hoje Para Um Amanhã Sustentável".  Um trabalho que implica muita determinação, para que se possa construir uma sociedade mais justa e igualitária.  

Como disse o Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres "Precisamos de mais mulheres ministras do Ambiente, líderes empresariais e presidentes e primeiras-ministras. Elas podem pressionar os países a enfrentar a crise climática, criar empregos verdes e construir um mundo mais justo e sustentável".

Portanto, comemorar este dia, significa recordar toda a luta, o percurso, a contribuição que muitas mulheres têm dado nas diferentes áreas sociais, politicas, económicas, tecnológicas, científicas, e sobretudo entender a importância de passos a serem dados, para que os direito das mulheres seja verificada na sua plenitude.

Veja o vídeo e as observações feitas para comemorar esta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails