Passar para o conteúdo principal

Idosos Com saúde

9 Fevereiro 2024
Nô Kuida di Nô Bedjotis

Um grupo de 35 idosos do bairro São Vicente Paulo e de outras localidades da capital Bissau beneficiaram de mais um ciclo de consultas de rotina que incluem rastreamento da tensão arterial, glicemia (para prevenir diabetes), atendimentos psicossocial, assim como, tratamento adequado em caso de doenças preexistentes, e uma série de orientações e cuidados médicos.
Para garantir uma boa qualidade de vida na terceira idade é extramente importante identificar de forma precoce qualquer sinal de anormalidade que possa prejudicar a saúde dos idosos. Além de consultas médicas, são oferecidos aos idosos, refeições ricas e nutritivas, apostando na segurança alimentar nutricional. A falta de assistência geriátrica constitui uma grande barreira para proporcionar uma vida digna, saudável e prolongada.
O projecto Nó Kuida di Nó Bejotis pretende apoiar uma média de 100 idosos (acamados, com dificuldade ambulatória ou sem graves problemas de saúde) residentes do Centro Lar de São vicente Paulo e  Centro Paroquial Católico (para aqueles que vivem nos seus domicílios em diversas partes de Bissau).
Recentemente, numa das visitas efectuadas pela equipa da Plafaforma Na Nô Mon ao projecto, para entender a realidade e as necessidades dos mesmos, mas sobretudo como o projeto tem contribuído para melhorar as suas vidas, os beneficiários explicaram as suas realidades, falaram sobre os desafios que enfrentam e agradeceram o apoio que o PNUD tem dado neste sentido, permitindo-lhes uma maior qualidade de vida.
Dona Josefa Correa de 89 anos de idade, que vive no lar de São Vicente Paulo, em Bissau com o filho que trabalha na oficina com pouco rendimento, confessa que sobrive graças ao apoio que recebe (casa, género, remédios,) da Conferência Nossa Senhora da Candelária,  e  afirma que é louvável a assistência médica, medicamentosa e psicossocial que o Programa de Intervenção e Assistência ao Idoso O Bom Samaritano tem feito com o apoio do PNUD, elogiando ainda a equipa médica pela atenção disponibilizada durante as consultas. Assim como Dona Josefa, N'quade Kabis de 61 anos que tem diabetes, Antonia Sambu de 75 anos que tem tensão alta, dificuldades em se movimentar e Helena Danfa de 87 anos que sofre de anemia, também encontram-se na mesma situação da Dona Josefa, em termos de vulnerabilidade.
Trabalhar em prol da camada mais vulnerável, contribuindo através de ações  e projectos para garantir o respeito pelos direitos humanos é um trabalho que o PNUD tem vindo a fazer.
É importante sublinhar que os idosos têm um papel fundamental na preservação e equilíbrio da família e da própria comunidade.
Este projecto inovador é financiado pelo PNUD Guiné-Bissau através da plataforma Na Nô Mon e implementado pelo Programa de Intervenção e Assistência ao Idoso Bom Samaritano (PIAMSI).

Veja abaixo as fotografias desta sessão!

No Kuida di No Bedjotis

No kuida di No bedjotis

No cuida di no bedjotis

No Bedjotis

No Kuida di No Bedjotis

Nô Kuida di No bedjotis

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails