Passar para o conteúdo principal

A história e a Arte de Mãos Dadas

4 Janeiro 2021
A história e a Arte

Embelezar a cidade com obras de arte, símbolo da história da Guiné-Bissau, foi o que os artistas guineenses fizeram com vários murais degradados presentes em Bissau. 

Hoje, podemos constatar nos diferentes pontos da cidade, paredes com imagens expressivas de alguns heróis que desempenharam um papel importante durante a luta de libertação nacional. Assim, as figuras históricas como Titina Silá, Pansau Na Isna, Domingos Ramos, Francisco Mendes (Tchico Té), e o poeta, musico José Carlos Schawrz, foram as personalidades escolhidas até agora por estes artistas.  

A pintura urbana fortemente presente em vários países, também tomou conta da capital guineense. Resgatar a história, a ideologia através da pintura, ou de qualquer obra, significa não só realçar os valores presentes na sociedade, mas também, contribuir para a construção futura de uma matriz social sólida, respeitando os valores presentes no seu contexto histórico. 

As palavras e as mensagens como: patriotismo, resgate da história, heróis nacionais, luta, cultura, valores, ideologia, entidade, etc, não vão passar despercebidos perante os olhos dos cidadãos guineenses. Dificilmente estas obras serão ignoradas pela população. Questionar quem são as pessoas representadas nestas obras de arte e quem são os artistas, é algo que estará sempre presente na mente dos actuais e futuros jovens. Portanto, este processo de busca pela informação, poderá conduzir a um ciclo continuo de aprendizado que irá reflectir na construção da entidade dos mesmos.

As obras de arte espalhadas pela capital guineense foram realizadas graças a boa vontade de alguns cidadãos guineenses, associado ao grande talento dos artistas que entenderam a relevância deste trabalho, e se empenharam em oferecer a população obras de qualidade.  

Contudo, é importante lembrar que o amor pela arte e o sacrifício foram elementos fundamentais para a realização deste trabalho, considerando as condições de trabalho, nomeadamente as dificuldades financeiras, o contexto, os materiais, etc. O trabalho destes jovens é visto por muitos como motivo de orgulho para o país.

Incentivar actividades desta natureza significa motivar os jovens, para acções que proporcionam a inovação e que impulsionam o conceito do desenvolvimento sustentável. 

Os grupos de jovem pertencentes a Galeria Jovem e Pantera Negra são os grupos responsáveis pela execução deste trabalho que teve início em setembro de 2020. 

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

A história e a Arte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails