Passar para o conteúdo principal

Guiné Bissau - Eleições Legislativas

3 Junho 2023
Eleições

Cidadãos guineenses preparam-se para votar neste domingo dia 4 de junho. Estas são as sétimas eleições legislativas realizadas desde a abertura ao multipartidarismo. As primeiras eleições multipartidárias na Guiné-Bissau foram 1994.
Segundo os dados definitivos do recenseamento eleitoral apresentados pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, foram recenseados 893.618 eleitores, dos quais 459.609 são mulheres e 434.009 homens.

 A eleição legislativa marcada para este domingo conta com a participação 20 partidos políticos e duas coligações. A campanha eleitoral onde muitos partidos políticos tiveram a oportunidade de interagir com a população e partilhar ideias  chegará ao fim dentro de algumas horas. Assim, no domingo serão eleitos 102 deputados para a Assembleia Nacional Popular e o partido ou a coligação que  receber mais votos deverá formar o governo.

O chefe da missão de observadores da União Africana às legislativas na Guiné-Bissau, Joaquim Chissano que se encontra no país, fez um apelo pedindo que estas eleições sejam "pacíficas, sem violência tanto na sua preparação, como na sua execução no ato eleitoral como depois do ato eleitoral". O mesmo frisou ainda que "este direito deve ser exercido livremente por cada um, a Guiné precisa de se desenvolver e todos precisam trabalhar em harmonia".
O chefe da missão de observadores da UA sublinhou ainda o "país precisa de andar" e, para tal “nada deve acontecer de mal, que provoque mortes, violência depois das eleições".

Os principais concorrentes nestas eleições são, o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15); a coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) - Terra Ranka, que inclui o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que inclui também a União para a Mudança (UM), o Partido da Convergência Democrática (PCD), o Movimento Democrático Guineense (MDG) e o Partido Social-Democrata (PSD); o Partido de Renovação Social (PRS); o Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG); A Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).

Veja abaixo mais informações.

Flyer eleições

Flyer eleições

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails