Passar para o conteúdo principal

Formação de Capacitação Classe Castrense nos Quartéis de Gãnadu, Galomaro e Bambadinca

24 Março 2023
Formação Classe Castrense

Deu-se início ao processo de réplica de formação de capacitação recebida por 50 Jovens(homens e mulheres) da classe castrense de Bafatá no âmbito  projeto Nô Sirbi Nô Povo implementado pela Academia Ubuntu , cujo objectivo principal é reforçar a capacidade técnica da classe castrense de Bafatá com  vista a promoção de paz, pluralismo e restauração da dignidade humana, através do empoderamento para uma liderança servidora e de direitos humanos.  

No dia 14 do corrente mês, 20 jovens pertencentes ao quartel de Gãnadu (Bafatá), receberam formação baseada no método Liderar Como Mandela que consiste em demonstrar como trabalha um verdadeiro líder que tem como missão servir o seu povo. O foco em liderança irá preparar estes quadros para a prestação de serviço junto à população.

Na semana seguinte entre os dias 18 e 19, foi a vez dos beneficiários dos quartéis de Galomaro Cossé (40 pessoas - 29 homens e 11 mulheres), do sector de Bambadinca (35 pessoas - 29 homens e 6 mulheres) e as Direções regionais de saúde e da educação de Bafatá (à convite dos beneficiários - 19 pessoas - 4 mulheres e 15 homens). A formação foi baseada na metodologia Construir Pontes e todos tiveram a oportunidade de conhecer/entender esta metodologia focalizada na mediação de conflitos, melhoria na comunicação/atendimento e procura de soluções que evitem conflitos.

Segundo o testemunho de alguns beneficiários, esta formação tem-lhes permitido abrir horizontes, analisar a forma como trabalham, entender a importância do diálogo, assim como o papel de um verdadeiro líder.

Construir Pontes; Vencer obstáculos; Vidas Ubuntu; Eu tenho um sonho, são os principais métodos que a Academia Ubuntu tem vindo a utilizar para melhorar a comunicação e a relação entre a Classe Castrense e o cidadão.

No futuro o projeto espera obter os seguintes resultados:

  • 50 Jovens (homens e mulheres) de classe castrense, afeto a região de Bafatá formados e consolidados enquanto líderes ao serviço da comunidade;
  • 50 Jovens (homens e mulheres) de classe castrense selecionados, apoiados na consolidação de competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de líder/militar;
  • Líderes servidores formados com enfoque na capacidade de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes e promovendo a dignidade humana;
  • Disseminação da formação em liderança juntos das outras unidades da região de Bafatá.

Este projecto é financiado pelo PNUD Guiné-Bissau PNUD através da plataforma Na Nô Mon e implementado pela Academia Ubuntu.

Veja abaixo as fotografias  Imagem removida.

Replica Formação Nô Sirbi Nô Povo

Formação classe castrense

Formação Classe Castrense

Formação Classe Castrense

Formação Classe Castrense

Formação Classe Castrense

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails