Passar para o conteúdo principal

Escolas Públicas Recebem Informações e Refletem Sobre a História da Guiné-Bissau Narrada Através da Banda Desenhada NTori Palam

5 Dezembro 2022
N'tori Plan nas escolas

Alunos do Liceu Amizade Guiné-Bissau Turquia participaram no dia 2 do corrente mês do Círculo de História sobre a Guiné Bissau narrada através da banda desenhada ``Ntori Palan na contanu história di Guiné-Bissau.´´

A ideia é apresentar e informar aos alunos, jovens guineenses das escolas públicas e privadas à história do país, antes, durante e após a luta de libertação nacional.

Para que estimular a participação dos alunos e permitir uma maior interação com o conteúdo, a apresentação foi feita por etapas respeitando o seguinte esquema metodológico:

Primeiro apresentação da banda desenhada ``Ntori Palan na contanu história di Guiné-Bissau´´ feita pelo autor da banda, Manuel Júlio. Segundo, a narração da história da Guiné-Bissau nomeadamente o período colonial antes da independência, feita pelo Jornalista Abduramane Djaló. Terceiro a história da Guiné-Bissau do período pós independência à atualidade, como elemento de construção da identidade nacional, narrada por Tamilton Texeira. A partilha destas informações estimulou a curiosidade, levando os alunos a fazer perguntas, comentários e a partilharem as suas percepções e perplexidades acerca do tema.

Brevemente, os alunos das escolas L. João XIII e L. Dr. Agostinho Neto terão a oportunidade de participar desta importante iniciativa.

Enriquecer o conhecimento, contextualizar o presente, valorizar a história, contribuir para delinear futuras narrativas históricas e apoiar no processo da consolidação da paz, são alguns dos objectivos desta iniciativa.

Esta atividade é realizada no âmbito do projeto Estabilização Política implementado pelo PNUD em parceria com a CONAEGUIB.

Ntori Palan Nas Escolas

Ntori Plan nas Escolas

Ntori Palan nas Escolas

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails