Passar para o conteúdo principal

Empreendedorismo na Área de Serviço Público: Saiba Quem São os Vencedores

16 Agosto 2021
Accelerator Lab concurso

No dia 24 de maio o Guiné-Bissau o Laboratório de Aceleração do PNUD Guiné-Bissau lançou um concurso de empreendedorismo em colaboração com a Rádio Jovem, uma rádio independente cujo principal público são os jovens guineenses. O objetivo do concurso era envolver jovens empreendedores e quase-empreendedores, para desenvolver ideias no sector público.

Ao longo das duas semanas, foram recebidas 71 candidaturas, sendo 25% delas mulheres. 

No dia 14 de junho, os 15 candidatos pré-selecionados foram convidados para uma tarde de apresentações onde deveriam apresentar:

 1) seu negócio ou ideia,

 2) sua conexão com os serviços públicos,

 3) a inovação trazida pelo seu negócio ou ideia

 4) como o negócio ou ideia poderia ser ampliado no futuro.

Os candidatos foram avaliados pelo nosso painel de parceiros que incluiu Djassi Africa, InnovaLab, Fábrica de Start-Ups, Associação Industrial da Guiné-Bissau (AIGB), Associação Nacional de Empreendedorismo Juvenil (ANEJ), BueloJobs e Djemberem. Após cada apresentação, o painel apresentou perguntas aos candidatos, o que lhes permitiu explorar mais temas em seu negócio ou ideia e como atendeu aos critérios gerais. 

Assim, os três vencedores selecionados foram: 

1) Nailde Lopes - Cantina Nutribem - 2 milhões de XOF  Cantina hospitalar, criada com o intuito de proporcionar acessibilidade alimentar através de alimentos de qualidade nutricional, à base de produtos naturais e locais. A Cantina Nutribem vai atender os pacientes do Hospital Nacional Simão Mendes.

 2) Iero Cande - Centro Técnico de Informação e Comunicações (CETIC) - 1,5 milhões de XOF  O CETIC é um centro de formação profissional criado em 2018, com o objetivo de ministrar cursos de informática a jovens e profissionais da Região do Bafatá para reduzir o analfabetismo informático e aumentar o emprego juvenil, o empreendedorismo e o trabalho autônomo.

3) Jackline dos Reis - Ambiental Multicolor - 1 milhão de XOF  Empresa de cartuchos reciclados, que atende empresas públicas e privadas, escolas e universidades, que imprimem documentos diariamente de forma ecológica

Os vencedores foram anunciados através do programa “Força Jovem” da Rádio Jovem e passam a receber orientação dos parceiros do Laboratório de Aceleração por um período de três meses, bem como manter um diário da sua trajetória que faz parte deste concurso. O percurso será posteriormente partilhado num evento no final de setembro, onde todos os candidatos serão convidados a participar, para apoiar e fomentar este espaço de empreendedorismo na Guiné-Bissau.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails