Passar para o conteúdo principal

Djumbai Muntu - Igualdade de Género em Destaque

12 Junho 2023
Djumbai Muntu

DJUMBAI MUNTU é um espaço aberto de debate, troca de ideias e desabafos sobre temáticas que dizem respeito ao Projeto Muntu- Contrariar o Machismo. Projecto este, que luta pela afirmação de princípios da igualdade de género, masculinidades positivas e muntuísmo nos PALOP.

Após o lançamento oficial na Guiné-Bissau, o projecto já dinamizou dois encontros abertos denomidado  “Djumbai Muntu” com temas ligados as questões acima indicadas.
No primeiro Djumbai Muntu, a temática principal do debate foi o Muntuísmo, onde foram abordados: Consciência, Inteligência, Memória e Pan-africanismo. Estas temáticas são baseadas na ideia da pessoa MUNTU, ou seja, qualquer pessoa, independentemente do género, deve ser pessoa dotada de consciência, inteligência e memória, e no caso dos africanos,  manifestar também o seu panafricanismo.
No segundo Djumbai a temática central foi Masculinidades, onde se debateu sobre Masculinidades Tradicionais, Masculinidades e Feminilidades, Masculinidades Violentas e Masculinidades Positivas. Pretendeu-se com este encontro, demonstrar as varias possibilidades de se manifestar enquanto homem, trazendo em discussão às más condutas disseminadas na sociedade guineense, realçando a forma de contrariar esses comportamentos, discursos e atitudes machistas,  buscando assim, uma melhor convivência entre os pares, longe da violência, procurando que prevaleça sempre Masculinidades Positivas e Alternativas.
Já o terceiro Djumbai Muntua será sobre a Igualdade de Género e vão ser abordados temáticas como: Sexo VS Género, Géneros Emergentes em Bissau e Equidade de Género. Este Djumbai, será realizado no dia 25 do corrente mês no Centro Multiusos Augusta Henriques, na Tiniguena.
Com este Djumbai fecha-se um ciclo de debates abertos, para depois seguir para a fase seguinte do projeto, onde as mesmas dinâmicas serão implementadas em outros países falantes de língua portuguesa em África.

É de salientar que ao longo dos dois anos desde a existência do Projeto, diversas actividades foram realizadas incluindo, rodas de conversa com estudantes de algumas universidades.

"Seja pessoa Muntu como forma de promover uma melhor convivência comunitária e societal, respeitando sempre a dignidade da pessoa humana onde os princípios da igualdade poderão reinar entre nós" é a mensagem chave que este projecto deseja transmitir.

Este evento é aberto ao público, por isso, tome nota.

Participe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails