Passar para o conteúdo principal

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza Sob lema «Trabalho digno e proteção social: Pôr a dignidade em prática para todos»

17 Outubro 2023
Dia Internacional para Erradicação da pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que  é assinalado anualmente a 17 de outubro teve início em 1987, quando o Padre Padre Joseph Wresinski reuniu milhares de pessoas na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades em Paris, na inauguração de uma pedra em homenagem das vítimas da pobreza, fome, violência e medo. A pedra tinha a seguinte mensagem: "Onde homens e mulheres são condenados a viver na pobreza, os direitos humanos são violados. Unirmo-nos para garantir que esses direitos sejam respeitados é nosso dever solene", e foi assim que a cidade foi palco da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. A Assembleia Geral da ONU aprovou uma Resolução nesse sentido em 22 de dezembro de 1992. 

Segundo os dados da ONU, atualmente estima-se que cerca de " 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo e cerca de 670 milhões de pessoas vivem atualmente com menos de US$ 2,15 por dia, a estimativa é que 7% dos habitantes do planeta sejam extremamente pobres até o fim desta década.

Muito embora a ONU e muitas organizações nacionais e internacionais têm vindo a lutar diariamente através da implementação de programas e projetos para erradicação da pobreza no mundo, ainda existe muito trabalho a ser feito uma vez que situações como a guerra,  a fome, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais/económicas ainda representam obstáculos significativos no avanço dos trabalhos realizadas até então.

A ONU defende o reforço de parcerias entre governos, empresas e organizações da sociedade civil a nível global para se alcançar um desenvolvimento equitativo e “garantir que ninguém seja excluído ou deixado para trás”. 

Veja a mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas António Guterres na ocasião do Dia  Mundial da Alimentação.

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails