Passar para o conteúdo principal

Dia Internacional Para a Eliminação de Violência Contra às Mulheres Marcado Sob o Lema “Investir Para Prevenir a Violência Contra Mulheres e Meninas”

28 Novembro 2023
Violencia domestica

O dia 25 de Novembro que marca o Dia Internacional para a Eliminação de Violência contra às Mulheres.

Segundo uma pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, e ONU Mulheres, às cerca de 89 mil mulheres e meninas foram intencionalmente assassinadas em 2022 em todo o mundo.

Estes dados assustadores, mostram ainda que este número representa o maior registro anual dos últimos 20 anos. O propósito da comemoração desta data é alertar e sensibilizar a população sobre para a violência física, psicológica, sexual, e social que atinge várias mulheres e raparigas no mundo inteiro,  independentemente do grau de instrução, nível social, idade ou religião. Trabalhar para mudar esta triste realidade é o que várias organizações como a ONU têm vindo a fazer através das suas ações.

A Guiné Bissau depois de ter verificado vários casos de violência contra mulheres e meninas, lançou no ano passado uma linha telefónica gratuita cujo numero é 121, dando a possibilidade a todos os cidadãos de fazer denúncias. Neste sentido, Tolerância Zero foi decretada para os diferentes tipos de violência como por exemplo, violência Doméstica, Assédio, Abuso Sexual, etc, pois entende-se que criar politicas, estruturas e estratégias que possam prevenir a violência, bem como ativar mecanismos de punição deste podem são fundamentais para acabar com a violência e mudar a situação em que muitas mulheres se encontram.

O objectivo Nº5 dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável  (Alcançar a Igualdade de Gênero e empoderar todas as meninas), prevê também de forma clara a união de esforços de trabalhar no sentido de acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte. O Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres, "afirma que a violência contra as mulheres é uma terrível violação dos direitos humanos, uma crise de saúde pública e um grande obstáculo para o desenvolvim

ento sustentável".

O Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) tem apoiado através de vários projectos, iniciativas ligadas a questões de género que trabalham com foco na violência, discriminação, empoderamento feminino, empreendedorismo e liderança feminina.  

Refletir e atuar rumo à mudança é o principal resultado que se deseja atingir  através dessas ações. Um documentário intitulado Bota Banu realizado no âmbito do projeto Suta Mindjer Kaba Dja apoiado pelo PNUD através da plataforma Na Nô Mon mostra a história, a luta, o sacrifício e o sofrimento de muitas  mulheres guineenses.

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails