Passar para o conteúdo principal

Dia Internacional do Voluntariado - Veja Como Foi Celebrado No País

7 Dezembro 2021
Dia Internacional do Voluntariado

Em 1985 as Nações Unidas instituíram o dia 5 de Dezembro como Dia Internacional do Voluntário. O objectivo da institucionalização dessa data é de promover acções de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Na Guiné-Bissau, existem diversas iniciativas em favor do desenvolvimento de práticas de voluntariado, o governo tem em carteira o projecto para adopção da Lei nacional de Voluntariado.

Ao nível do país, essa data é celebrada com actividades culturais, desportivas e científicas para assinalar a data, mas também a comemoração desta data serve para manifestação do engajamento de governo, parceiros e organizações da sociedade civil sobre a importância de voluntariado no desenvolvimento económico, cultural e social.

É nesse quadro, e no âmbito de implementação do Plano de trabalho assinado entre o governo e PNUD, realizou uma Jornada alusiva no dia 5 de Dezembro dia internacional de Voluntariado.

O lema mundial( 2021) da comemoração deste dia é “ voluntariado hoje pelo nosso futuro comum”. Com base neste slogan, a abordagem dos eventos comemorativos foi mais inclusiva, não deixando nenhum ator fora da comemoração  contribuindo para o engajamento dos parceiros nacionais, internacionais e das organizações promotoras do voluntariado na promoção dos valores do voluntariado em geral e, duma maneira especial no reforço de compromisso por parte do Governo e atores estatais em geral no concerne a adoção, disseminação e efetivação dos conteúdos da lei do Voluntariado e dos demais instrumentos ligados a esta prática e no engajamento dos parceiros financiadores para o apoio a implementação da lei do voluntariado sobretudo em matéria de promoção das atividades do voluntariado, os estatutos e carreira dos voluntários.

Sendo assim, sensibilizar os atores públicos, parceiros de desenvolvimento e os jovens/estudantes voluntários sobre os valores do voluntariado e promover iniciativas de boas práticas do voluntariado nas comunidades rurais e urbanas são os objectivos específicos ao comemorar este dia. 

Para a comemoração desta data foram realizadas várias actividades como:

  • Trabalho voluntário de limpeza e plantação no Parque Urbano de Mbatonha
  • Uma sessão de reportagem e debate radiofónica nacional em cadeia com três rádios comunitárias provinciais sobre os valores do voluntariado; 

Nas próximas semanas, estão previstas as seguintes actividades:

  • Três Rodas de conversas sobre valores do voluntariado – com os alunos das escolas: Escola “12 Pedras”; Liceu “Rui Barcelos da Cunha”; “Liceu Jorge Ampa”
  • Trabalho voluntário de criação de para-fogo no Parque Nacional de Rio Cacheu;

Os resultados esperados neste contexto são: 

  • Disseminação dos valores do voluntariado e os conteúdos do projeto de lei do voluntariado – através de reportagem vídeo nas medias sociais, e 1 rádio de emissão nacional e 3 rádios comunitárias de emissão provinciais;
  • Atores estatais e não estatais  informados, sensibilizados e engajados com papel do voluntariado na implementação de ODS e os desafios da implementação da lei do voluntariado na Guiné-Bissau;
  • Realização de ações de boas praticas do voluntariado nas comunidades urbanas.

Durante este evento foram entregues alguns materiais de limpeza à Câmara Municipal.

É de se recordar  que muitos voluntários têm trabalhado de forma intensa no processo do combate a Covid19.

Veja a mensagem do Representante Residente do PNUD Tjark Egenhoff e as fotografias da celebração desta importante data no país.

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional Do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

Inscreva-se na nossa lista de e-mails