Dia Internacional do Voluntariado - Veja Como Foi Celebrado No País
Em 1985 as Nações Unidas instituíram o dia 5 de Dezembro como Dia Internacional do Voluntário. O objectivo da institucionalização dessa data é de promover acções de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Na Guiné-Bissau, existem diversas iniciativas em favor do desenvolvimento de práticas de voluntariado, o governo tem em carteira o projecto para adopção da Lei nacional de Voluntariado.
Ao nível do país, essa data é celebrada com actividades culturais, desportivas e científicas para assinalar a data, mas também a comemoração desta data serve para manifestação do engajamento de governo, parceiros e organizações da sociedade civil sobre a importância de voluntariado no desenvolvimento económico, cultural e social.
É nesse quadro, e no âmbito de implementação do Plano de trabalho assinado entre o governo e PNUD, realizou uma Jornada alusiva no dia 5 de Dezembro dia internacional de Voluntariado.
O lema mundial( 2021) da comemoração deste dia é “ voluntariado hoje pelo nosso futuro comum”. Com base neste slogan, a abordagem dos eventos comemorativos foi mais inclusiva, não deixando nenhum ator fora da comemoração contribuindo para o engajamento dos parceiros nacionais, internacionais e das organizações promotoras do voluntariado na promoção dos valores do voluntariado em geral e, duma maneira especial no reforço de compromisso por parte do Governo e atores estatais em geral no concerne a adoção, disseminação e efetivação dos conteúdos da lei do Voluntariado e dos demais instrumentos ligados a esta prática e no engajamento dos parceiros financiadores para o apoio a implementação da lei do voluntariado sobretudo em matéria de promoção das atividades do voluntariado, os estatutos e carreira dos voluntários.
Sendo assim, sensibilizar os atores públicos, parceiros de desenvolvimento e os jovens/estudantes voluntários sobre os valores do voluntariado e promover iniciativas de boas práticas do voluntariado nas comunidades rurais e urbanas são os objectivos específicos ao comemorar este dia.
Para a comemoração desta data foram realizadas várias actividades como:
- Trabalho voluntário de limpeza e plantação no Parque Urbano de Mbatonha
- Uma sessão de reportagem e debate radiofónica nacional em cadeia com três rádios comunitárias provinciais sobre os valores do voluntariado;
Nas próximas semanas, estão previstas as seguintes actividades:
- Três Rodas de conversas sobre valores do voluntariado – com os alunos das escolas: Escola “12 Pedras”; Liceu “Rui Barcelos da Cunha”; “Liceu Jorge Ampa”
- Trabalho voluntário de criação de para-fogo no Parque Nacional de Rio Cacheu;
Os resultados esperados neste contexto são:
- Disseminação dos valores do voluntariado e os conteúdos do projeto de lei do voluntariado – através de reportagem vídeo nas medias sociais, e 1 rádio de emissão nacional e 3 rádios comunitárias de emissão provinciais;
- Atores estatais e não estatais informados, sensibilizados e engajados com papel do voluntariado na implementação de ODS e os desafios da implementação da lei do voluntariado na Guiné-Bissau;
- Realização de ações de boas praticas do voluntariado nas comunidades urbanas.
Durante este evento foram entregues alguns materiais de limpeza à Câmara Municipal.
É de se recordar que muitos voluntários têm trabalhado de forma intensa no processo do combate a Covid19.
Veja a mensagem do Representante Residente do PNUD Tjark Egenhoff e as fotografias da celebração desta importante data no país.