Passar para o conteúdo principal

Dia Internacional de Erradicação da Pobreza Dignidade para Todos na Prática

18 Outubro 2022
Dia Internacional da erradicação da pobreza

Segundo os dados das Nações Unidas, o mundo tem 1,3 bilhão de pessoas que vivem em diversas dimensões da pobreza. Infelizmente, a pandemia da Covid19 contribuiu muito para  o aumento da desigualdade em vários sectores, provocando assim atrasos consistentes e necessários para atingir as diferentes metas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. 

Para assinalar esta data, cujo lema escolhido este ano é Dignidade para Todos na Prática  o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) organizou no Centro Cultural Francês um evento com os jovens Universitários, um grupo de meninas que fazem parte do Programa de Ativação do Talento Feminino e a Rede Nacional de Jovens Mulheres (RENAJELF).

O momento serviu para apresentar, analisar e sobretudo entender alguns dados importantes presentes no Índice de Desenvolvimento Humano de 2022, fazer uma reflexão conjunta e compreender a leitura que os jovens fazem em relação a estes dados.

Numa lista que contém 191 países, a Guiné-Bissau está classificada na 177ª  posição, e tem como média de vida de 59,7 anos,  grau esperados de escolaridade 10,6 e um rendimento per capita de 1,908 dólares entre outros dados.

Para uma melhor abordagem do assunto em questão, logo após a apresentação dos dados, houve um momento de debate onde algumas perguntas foram colocadas aos participantes, como por exemplo: Em tempos de incerteza qual é o nosso papel? Como vemos o futuro? Em tempos de incerteza, que certezas temos?

Perante as questões levantadas, os jovens sublinharam a  importância da estabilidade, do investimento na educação, da descentralização dos serviços (concentrados em Bissau) e do aumento de ações que melhorem a inclusão das camadas mais vulneráveis, sobretudo das mulheres e pessoas com deficiência.

É fundamental trabalhar no sentido de melhorar alguns dados mencionados neste relatório para que futuramente o país esteja bem colocado.

Veja as fotografias do evento!  

Dia Internacional da erradicação da pobreza

Dia Internacional de erradicação da pobreza

Dia Internacional da erradicação da pobreza

Dia Internacional da erradicação da pobreza

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails