Passar para o conteúdo principal

Dia 20 de Novembro - Assinalado o Dia da Industrialização da África

22 Novembro 2022
Industrialização da África

O continente africano, é um continente muito rico em termos de recursos naturais, e por várias razões entre as quais a sua história ligada a colonização e exploração dos recursos do continente, não conseguiu explorar e potencializar esses recursos permitindo o bem-estar da população.

A data 20 de novembro é assinalada Dia da Industrialização da África e tem como principal objectivo realçar a importância da industrialização, da transformação e da economia no continente.

Para a celebração desta data, decorre entre os dias 20 à 25 do corrente mês a Cimeira Extraordinária da União Africana sobre Industrialização e Diversificação Económica em Niamey, Níger.

Durante esta semana, na quarta feira dia 23 de Novembro o Banco Africano de Desenvolvimento, a União Africana e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial lançarão o Índice de Industrialização de África e revelarão o projeto do Observatório da Indústria Africana. Dados e informações muito úteis que permitirão entender, analisar e acompanhar o quadro do desenvolvimento industrial.

Em muitos países africanos nota-se que a agricultura de subsistência e a utilização de técnicas de produção agrícola rudimentares ainda são muito presentes.

A extração dos vários minérios como urânio, cobre, diamante, petróleo etc, com objectivo de abastecer o mercado externo é feita a maior parte das vezes de forma primitiva colocando em risco a vida da população e o meio ambiente.

O continente dispõe de uma grande quantidade de matéria prima, mas a transformação deixa muito a desejar. Um dos casos concretos é a quantidade enorme de o algodão que é exportado em seu estado puro e após a transformação, é revendido no continente africano.

Este exemplo mostra que o continente deve continuar a trabalhar de forma estratégica e lutar para implementar ações que visam a transformação dos seus produtos, fortificando a economia, pois num mercado mundial e cada vez mais competitivo por uma questão de sobrevivência e para fazer face a eventuais crises a diversificação da economia é fundamental.

O evento acima citado que reúne chefes de Estado e governo, ministros da Indústria, agências das Nações Unidas, Comunidades Econômicas Regionais e Instituições Financeiras de Desenvolvimento Regional e Internacional, sociedade civil, sector privado e demais entidades pretende explorar questões ligadas a interdependência entre a industrialização e o Acordo da Zona Continental Africana de Livre Comércio.

A industrialização da África irá permitir a criação de mais e novos postos de trabalho, alavancar o empreendedorismo, fortalecer as empresas nacionais, gerir de forma sustentável os recursos, fortalecer a economia  e reposicionar o continente no mercado internacional.   

Inscreva-se na nossa lista de e-mails