Passar para o conteúdo principal

Criando Comunidades Resilentes na Guiné-Bissau Através da Abordagem 3x6 Do PNUD

31 Janeiro 2022
Limpeza Bairro de Pluba

Está a ser implementado no país o projeto “Limiting the impact of COVID-19". O projecto visa promover uma recuperação económica verde no bairro de Plubá em Bissau, uma das zonas mais afetadas pela pandemia de COVID-19, bem como promover a inclusão financeira e a diversificação dos meios de subsistência dos residentes do bairro através da atribuição de um subsídio mensal utilizando mobile banking para remunerar o trabalho comunitário realizado pelos beneficiários.

Um batalhão de limpeza passa pelo bairro todas as quartas-feiras de manhã. Divididos em oito grupos, um total de 150 pessoas limpam, empilham e recolhem os sacos de lixo entregues pelos moradores, utilizando vassouras, enxadas e ancinhos como principais ferramentas de trabalho.

Este projeto emprega a Abordagem 3x6, está apoiado pelo Governo do Japão, é parcialmente financiado pelo PNUD Guiné-Bissau através do projeto “Economia Azul como Catalisador da Recuperação Verde” e está implementado pela ONG ENGIM. As pessoas beneficiárias do projeto estão distribuídas por toda a área, perfeitamente identificadas com os seus coletes amarelos e convenientemente equipadas com seus megafones para que aqueles que ainda não entregam seus resíduos o façam. Nas últimas semanas, elas estiveram envolvidos em uma exaustiva campanha de porta em porta destinada a conscientizar o público sobre a importância da gestão de resíduos e agora estão colhendo os frutos de seu trabalho.

Benedito Pana Ialá, é um dos jovens responsáveis ​​pela empresa local Yala Serviços, que acompanha e apoia os beneficiários para manter o andamento das tarefas. Além de recolher o lixo e levá-lo a um aterro semanalmente, eles também conscientizam sobre a importância do reaproveitamento, da reciclagem e sobre a possibilidade de tratamento dos resíduos orgânicos. Para Benedito “a resposta das pessoas é positiva e os espaços comuns estão visivelmente mais limpos e melhor conservados do que há apenas algumas semanas”.

Projetos desta natureza, são muito importantes para incentivar os jovens e criar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento do país.

Bairro Pluba

Limpeza Bairro de Pluba

Limpeza Bairro de Pluba

Limpeza Bairro de Pluba

Limpeza Bairro de Pluba

Inscreva-se na nossa lista de e-mails