Passar para o conteúdo principal

Covid-19: Variantes da Inglaterra e África do Sul Circulam na Guiné-Bissau

18 Fevereiro 2021
Covid19: variantes da Inglaterra e da Africa do Sul presentes na Guiné-Bissau

Segundo as informações publicadas pela Lusa, está  confirmado que as variantes da Inglaterra e da África do Sul(Covid19), estão a circular na Guiné-Bissau. No balanço semanal apresentado pela alta comissária para a covid19 Magda Robalo diz que estas variantes  " são as variantes mais contagiosas e causam doenças mais graves".

O professor Aladje Balde do Instituto Piaget afirmou que "o estudo foi feito com base em amostras recolhidas entre 15 de janeiro e 05 de fevereiro e revelou que a variante inglesa está a circular, bem como a da África do Sul, mas esta em menor quantidade".

Recorda-se que a variante inglesa foi detectada pela primeira vez em setembro de 2020 no sudoeste da Inglaterra em kent. Para Sharon Peacock, chefe do programa de vigilância genética do Reino Unido para a Covid-19,  em declarações feitas à BBC,  a nova variante “varreu o país” e “vai varrer o mundo, com toda a probabilidade”.

Considerando as informações fornecidas por vários meios de comunicação social, até o presente momento não existem vacinas para a cura destas duas variantes.

O que se pede a população que neste caso é que colaborem com as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades competentes, nomeadamente, utilizar a mascara, respeitar as medias distanciamento social, lavar as mãos com frequência e evitar lugares onde tem concentração de muitas pessoas.

Os dados desta semana  na Guiné-Bissau mostram que a há 408 casos ativos e um total acumulado de 2.924 casos de infeção pelo novo coronavírus e 46 mortes associadas à Covid-19 no país.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails