Passar para o conteúdo principal

Covid-19 e as Cheias do ano Passado Agravam Fome na Guiné-Bissau

17 Março 2021
Programa Alimentar Guiné-Bissau

O Programa Mundial  de Alimentos (PMA) mostrou-se muito preocupado com a situação da fome na Guiné Bissau. Segundo os dados, o número passou de um terço para metade da população, que se encontra neste estado.

Na entrevista concedida a ONU News de Bissau, o representante do PMA João Manja, destacou dois elementos  que podem ter contribuído para o agravar os indicadores de fome e  piorar o índice de sobrevivência. Assim, as cheias do ano passado que comprometeram a última campanha agrícola em alguns pontos do país e o conjuntura mundial da Covid19 com as suas consequências para a economia podem ser destacados como os  principais factores para o aumento da fome no país.

O  PMA está a trabalhar em parceira com o governo guineense para melhorar a recolha de informação e através de ajudas de proteção e assistência as populações vulneráveis em zonas de choques combater os impactos dos desastres.

Segundo o representante, “o que as pessoas têm que fazer agora para ganhar a vida é bastante mais extremo do que faziam antes da Covid-19, mas por outro lado, há desafios de intervenção e nós estamos aqui, abraçando esta causa, aceitando-a como uma causa nossa juntamente com o governo e outros parceiros para dizer que havemos de vencer”.

Veja o vídeo de entrevista concedida a ONU News de Bissau

Inscreva-se na nossa lista de e-mails