Passar para o conteúdo principal

A Conferência Sobre o Clima Glasgow-COP26

4 Novembro 2021
Conferencia sobre clima

Há muitos anos que se fala do aquecimento global, das mudanças climáticas e de todas consequências que traz para o ecossistema.

A cada momento que passa, aumenta a urgência e a necessidade em tomar medidas que ajudam a proteger o planeta.Neste momento, está a decorrer em Glasgow na Escócia, a conferência de alto nível (COP26) sobre o clima, onde vários líderes mundiais encontram-se presentes para debater sobre o assunto, e chegar a um consenso sobre as medidas a serem tomadas para prevenir catástrofe mundial.

A emissão dos gases devido a um enorme utilizo de combustíveis fósseis, provoca danos sérios, e contribuiu fortemente para o aumento de alagamento, incêndios, desertificação, influindo também, sobre a fauna e a flora.

Esta conferência é de extrema importância porque irá permitirá de forma muito clara entender como cada país pretende trabalhar para reduzir emissões, visto que, o objectivo ao longo prazo é acabar com a emissões de carbono até 2050.

Obter informações  sobre o plano de trabalho dos países permitirá entender e analisar o percurso para atingir a meta estabelecida na data estipulada.

Neste momento chegou-se a um importante compromisso,"110 países, representando 85% das florestas do planeta, assinaram a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra". O objetivo principal é acabar com o desmatamento até 2030. 

O Primeiro Ministro da Inglaterra, Boris Johnson declarou que “proteger as florestas não é apenas uma ação para combater a mudança climática, mas também um ideal para um futuro mais próspero”

Juntamente ao acordo divulgado, os países assumiram também compromissos nos sectores público e privados, para combater as mudanças climáticas, proteger o direito da população, proteger a biodiversidade, combater a fome, etc.

Potências importantes como o Brasil, China e a Rússia apoiaram também este acordo.

Segundo o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, assinar o acordo, "foi a parte fácil" sublinhando a importância da implementação do mesmo  “para as pessoas e pelo planeta”.

A Guiné Bissau submeteu o seu documento chamada Contribuição Nacional Terminada ao Secretariado da Convenção das Mudanças Climáticas, mostrando interesse neste assunto. O PNUD apoiou o governo da Guiné-Bissau, a nível financeiro e técnico na elaboração deste documento, assim como na participação a esta conferência.

Veja e entrevista do Representante Residente Adjunto do PNUD na Guiné-Bissau José Levy, e entenda o papel do PNUD neste processo que visa ações concretas para a proteção climática. 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails