Passar para o conteúdo principal

Conferência Dos Oceanos

1 Julho 2022
CONFERENCIA DOS OCEANOS

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia tem como principal objectivo tomar ações concretas, criar e promover soluções inovadoras de base científica que permitem alcançar um dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável antes de 2030. Líderes mundiais e defensores do meio ambiente participam desta conferência que teve início no dia 27 do corrente mês e que termina o dia 1 de julho.

A comunidade internacional conta com este espaço para debater a situação atual, abordar alguns dos pontos chaves como a poluição, a pesca, a proteção do ecossistema, o utilizo sustentável dos recursos e apresentar desta forma, soluções que permitam executar ações imediatas.

"O progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 é determinado por objetivos específicos relacionados com os problemas dos oceanos, onde se inclui a redução da poluição marinha, a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, a minimização da acidificação, o fim da pesca ilegal e da sobrepesca, o aumento do investimento no conhecimento científico e na tecnologia marinha e o respeito pelas leis internacionais que exigem a utilização segura e sustentável dos oceanos e dos seus recursos".

Não se pode falar de mudanças climáticas sem falar dos oceanos. Os oceanos são o maior ecossistema do planeta, têm uma relação direta com o clima e constituem o principal meio de subsistência do ser humano, animais e plantas.

A forte emissão de carbono, têm acidificado os oceanos, prejudicado o ecossistema, reduzindo os recursos necessários a sobrevivência de várias espécies, desequilibrando de forma intensa o  ecossistema.

Portanto, líderes mundiais, indústrias e cidadãos comuns, são incentivados a cada dia que passa a participar com ações concretas neste processo que visa salvaguardar os oceanos, recordando que é a saúde de todos que está em causa, e urge medidas fundamentais como investimento científico, compromissos, trabalho em rede, para reverter esta situação e contribuir para o bem estar de todos.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails