Passar para o conteúdo principal

Comunidade de Djabada Porto Beneficia de Unidade de Transformação Artesanal de Peixe Fumado

28 Fevereiro 2022
Unidade de Transformação - Peixe fumado

A Tiniguena entregou no passado dia 24 de fevereiro, a unidade de transformação de peixe fumado para a comunidade de Djabada Porto, no sector de Tite (região de Quinara, sul da Guiné-Bissau).

Esta estrutura além de permitir a produção de 600kg de peixe por mês, irá melhorar as condições de trabalho e de higiene, potencializando a capacidade de abastecimento dos produtos pesqueiros ao nível local e dos mercados de Bissau.

No ato de entrega, Zaida Dias em nome dos membros de comitê de gestão da unidade realçou a importância deste investimento na medida que reúne condições para as mulheres trabalharem em segurança e comodidade, aumentando a sua renda.

Biussum Bidinque, falou em nome dos pescadores afirmando estar satisfeito com esta reabilitação e que continuarão a trabalhar ao lado das mulheres na conservação do peixe e na melhoria da qualidade do produto transformado, ressalvando a necessidade de apoio aos pescadores com equipamentos e materiais de pesca.

Em representação da Tiniguena, Lassana Sanó, coordenador do eixo económico do projeto, garantiu o apoio organizacional através de formação do grupo de gestão e na abordagem aos mercados. Este responsável assegurou ainda que a

Tiniguena vai continuar a desempenhar o papel de crucial na capacitação em termos de controle de qualidade, formação e dinamização das cadeias de distribuição.

A reabilitação das unidades de produção construídas no projeto “ Kil ki di nos ten balur” e “Anos ku ten terra”, insere-se no quadro de atividades da construção da Resiliência Institucional, que pretende redinamizar a valorização socioeconómico dos produtos da biodiversidade com base na sua transformação local, potenciar o acesso aos mercados e a promoção de sistemas coletivos de produção semi-industrial nas zonas rurais.

Esta acção é financiada pela fundação MAVA e INTER PARES.

Fotografias

Unidade de transformação de Peixe fumado

Comunidade de Djabada Porto Beneficia de Unidade de Transformação Artesanal de Peixe Fumado

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails