Passar para o conteúdo principal

Comunicado de Imprensa: Estados Unidos da América Fazem Donativo de Mais de 300 mil Doses de Vacina (COVID-19) Para a Guiné-Bissau

6 Agosto 2021
logotipo de comunicado de imprensa

Bissau, 6 de agosto de 2021: O Alto Comissariado para a COVID-19 tem o prazer de anunciar que o Governo dos Estados Unidos da América fazem o donativo de 302,400 doses da vacina Jonhson & Jonhson/Janssen (J&J?Janssen) contra a COVID-19, para a Guiné-Bissau, visando impulsionar a vacinação em todo o país e contribuir para atingir o total de pessoas vacinadas na fase I do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Graças à parceria com o mecanismo COVAX, as mesmas chegarão ao país amanhã, 7 de agosto. Este donativo chega em momento oportuno pois neste momento a Guiné-Bissau vive a sua terceira vaga da pandemia, um aumento exponencial de novas infeções, 286 novas infeções na semana de 26 a 1 de agosto e este reforço de doses disponíveis vais permitir alargar a vacinação ao restante território nacional.

Esta doação faz parte dos 80 milhões de doses que o Presidente Biden se comprometeu a distribuir a nível mundial, a 17 de maio, e é o resultado da estreita colaboração entre os Estados Unidos, a Guiné-Bissau e os nossos demais parceiros internacionais para acabar com esta pandemia. A partilha destas vacinas também serve como mais um exemplo da força da nossa parceria e compromisso com a Guiné-Bissau. Palavras do Embaixador Tulinabo Mushingi.

Em março a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou para uso emergencial a vacina desenvolvida pela Jonhson & Jonhson/Janssen. Foi a primeira vacina contra a COVID-19 em regime de dose única o que é uma clara vantagem para a logística da vacinação. As vacinas da Jonhson & Jonhson/Janssen ora doadas serão de imediato introduzidas na campanha nacional de vacinação contra a COVID-19, e administradas em comunidades e áreas sanitárias de todo o país.

“Esta generosa doação de vacinas por parte do Governo dos Estados Unidos da América é um sinal claro rumo à equidade no acesso às vacinas contra a COVID-19 na Guiné-Bissau, tornando possível vacinar um grande número de pessoas num curto espaço de tempo, sobretudo numa altura em que os casos de infeção por COVID-19 têm vindo a aumentar devido às novas variantes. Vacina-se é a melhor coisa a fazer, para o nosso bem, das nossas famílias e comunidades”, disse Nadine Perrault, Representante do UNICEF.

“Com estas 302,400 doses adicionais da vacina contra a COVID-19 doadas pelo Governo dos Estados Unidos da América, a Guiné-Bissau poderá alcançar a cobertura de 16% da sua população. Somando às 74.870 doses de vacinas já recebidos o país terá uma cobertura total de 18%. Esta é com certeza uma ajuda substancial para o país num momento crítico de aumento de casos e de óbitos. “quanto mais pessoas estiverem vacinadas, estaremos protegendo não só a nós próprios e nossas famílias, mas também as pessoas ao nosso redor. Entretanto, as pessoas precisam continuar com as medidas de prevenção como: usar máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento físico”, afirma Dr. Jean Marie KIPELA, Representante da OMS.

“O Banco Mundial tem um longo historial de apoio ao sector da saúde na Guiné-Bissau. Desde o início da pandemia, o Banco Mundial disponibilizou, em tempo recorde, 7 milhões de dólares para a aquisição de equipamento e fornecimentos tais como equipamento de proteção pessoal, material de laboratório essencial para testes, e veículos, incluindo 7 ambulâncias, para cuidados médicos de emergência. O compromisso do Banco Mundial tem sido sólido e constante, como evidenciado pela recente aprovação de um projeto de 5 milhões de dólares para continuar a luta contra a COVID 19 e assegurar o acesso seguro, equitativo e economicamente razoável às vacinas.  Com os casos de COVID-19 a aumentar devido a uma terceira vaga da pandemia, será ainda mais crítico continuar a apoiar os esforços do país na aquisição de vacinas através do Mecanismo COVAX, AVATT e outros mecanismos que utilizam o financiamento do Banco Mundial.  A parceria e a coordenação têm sido primordiais durante este tempo e por isso é com grande satisfação que saudamos esta nova doação de vacinas que contribuirá para consolidar os esforços em curso de todos os parceiros, locais e internacionais, envolvidos no apoio ao país” – Anne-Lucie Lefebvre, Representante Residente.

“No esforço de assistência ao combate à COVID 19 em todo o mundo, a União Europeia orgulha-se de ser o principal fornecedor de vacinas em todo o mundo, bem como um dos maiores doadores da iniciativa COVAX e impulsionador da produção de vacinas em África. A generosa contribuição dos Estados Unidos da América vem reforçar as doações já concretizadas pela Equipa Europa à Guiné-Bissau disponibilizando importantes recursos para avançar com o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID 19 de forma equitativa, segura e eficaz. Não esqueçamos que a vacinação é a nossa maior arma e estratégia de prevenção e que está ao nosso alcance fazer a diferença junto de todos, naquilo que é a nossa ação individual e através do exemplo que damos junto da nossa família e da nossa comunidade.”, diz a Encarrega de Negócios da Delegação da União Europeia, Joëlle Hivonnet.

“ A Guiné-Bissau agradece este gesto de cooperação e generosidade por parte dos Estados Unidos da América, materializado através do donativo de mais de 300,000 doses de vacinas de toma única produzidas pela Johnson & Johnson. A vacinação contra a COVID-19 irá contribuir para o aumento da imunidade individual e colectiva e consequentemente uma maior proteção contra formas graves da doença. Apelamos a população a fazer-se vacinar em massa, ajudando assim a estancar a progressão da pandemia.” Conclui a Alta Comissária para a COVID-19, Dra. Magda Robalo.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails