Comemoração Do Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência: Inclusão Acessibilidade e Sustentabilidade
O Dia 3 de Dezembro é o dia Internacional das pessoas com deficiência.
Segundo apontam os dados das Nações Unidas "1 bilhão de habitantes no mundo com algum tipo de deficiência física ou intelectual, sendo que 80% vivem em países em desenvolvimento".
Algumas das metas e políticas estabelecidas para reduzir a discriminação, aumentar a inclusão e as oportunidades ficaram altamente comprometidos com a Covid19. Neste sentido, o Secretário-geral das Nações Unidas explica que é necessário criar um mundo pós-Covid-19 que seja" mais inclusivo, acessível e sustentável". Para António Guterres, "a participação das pessoas participação das pessoas com deficiência é essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".
Na Guiné-Bissau, este a ano, a Federação Das Associações De Defesa e Promoção Dos Direitos Das Pessoas Com Deficiência Da Guiné-Bissau (FADPD-GB) organizou na cidade de Canchungo várias atividades para a comemoração desta data, que teve como principal objectivo "a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e, também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência".
Recentemente a FADPD-GB com o apoio do Programa Das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, fez o lançamento do banco de dados das pessoas com deficiência, no âmbito do projeto que visa criar um ambiente favorável às pessoas com deficiência no contexto da pandemia da Covid-19 na Guiné-Bissau. A Criação deste banco de dados, irá permitir as instituições públicas e privadas bem como as ONGs obterem informações seguras, entender a real situação destas pessoas e sobretudo ativar mecanismos, que facilitem a elaboração e execução políticas que asseguram o direito e o bem-estar desta camada. .
É muito importante sublinhar que, para que haja uma maior inclusão das pessoas com deficiência, é necessário trabalhar fortemente nas questões de direitos humanos, acessibilidade, saúde, educação, formação emprego, desporto, cultura etc. no sentido de remover as principais barreiras que dificultam a inclusão e criam obstáculos para um futuro melhor.
As Nações Unidas tem vindo a trabalhar fortemente através de vários projetos para "Não Deixar Ninguém Para Trás".
Veja o vídeo de um dos projetos comunitários apoiado pelo PNUD através da Plataforma Na No Mon e executado pela Associação Guineense de Reabilitação e integração dos Cegos(AGRICE). Este projeto visa a criação de um aviário para a alimentação, e será também uma fonte de renda para garantir o sustento e melhoria da dieta alimentar de mais de 80 crianças, adolescentes e jovens que vivem sob cuidado da AGRICE.
Veja como foi a comemoração deste dia nas diferentes cidades do país
Canchungo
Região de Tombali
Região de Gabu