Passar para o conteúdo principal

Combate a Pobreza Através de Um Sistema de Dados Mais Fortes é o que pede o Banco Mundial

7 Abril 2021
Combate a pobreza através de um sistema de Dados

O Banco Mundial pediu um sistema de dados mais fortes para combater a pobreza, impulsionar a economia e facilitar o processo soluções de vários problemas.

A Covid-19 veio reforçar ainda mais o conceito da importância dos dados como sendo elemento fundamental para o mapeamento, implementação e coordenação de todas as ações que visam o conhecimento, o desenvolvimento, a competitividade e a mudança.

Criar e partilhar dados passou a ser uma necessidade à muito tempo. Hoje, é indiscutível que a rapidez com a qual se tem acesso aos dados e modo  como é feito a partilha dos mesmos, seja essencial para conhecer o mercado, impulsionar o fluxo de informação, de trocas e  posicionar-se frente a um mercado mundial cada vez mais competitivo.

Segundo as informações publicadas no ONU News, "estatísticas melhores auxiliam os governos a definir prioridades e direcionar recursos de forma mais eficiente. No Quênia, por exemplo, a mídia social, dados de telefones celulares e relatórios oficiais digitalizados de acidentes de trânsito em Nairóbi identificaram as estradas mais perigosas, levando a melhorias na segurança no trânsito para salvar vidas. Já no Haiti, a tecnologia ajudou os produtores de manga a rastrear sua produção até a venda final, eliminando muitos intermediários, permitindo que eles ficassem com uma parte maior de seus lucros".

Estes exemplos mostram claramente como o aproveitamento dos dados poderia influenciar positivamente na qualidade de vida de muitos países.

O presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass, disse que os dados oferecem um enorme potencial para criar valor, melhorando programas e políticas, impulsionando economias e capacitando os cidadãos.
De acordo com a mesma fonte, "A perspectiva dos pobres está ausente do debate global sobre governança de dados e precisa ser ouvida com urgência.
Os países de baixa renda muitas vezes ficam em desvantagem devido à falta de instituições, autonomia de tomada de decisão e recursos financeiros, o que impede a implementação e eficácia dos sistemas de dados e estruturas de governança.

A cooperação internacional é necessária para harmonizar as regulamentações e coordenar as política para que essas informações sejam usadas para beneficiar a todos e para informar os esforços em direção a uma recuperação ecológica, resiliente e inclusiva".

Neste sentido,  melhorar infraestruturas tecnológicas, garantir uma rede de internet eficaz, recolher e analisar os dados garantindo a segurança dos mesmos, permitira abrir caminho para a redução da pobreza.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails