Passar para o conteúdo principal

Cimeira Global da Deficiência

17 Fevereiro 2022
Cimeira Global sobre deficiencia

Decorreu nos dias 16 a 17 do corrente mês na cidade de Oslo, Noruega, a Cimeira Global da Deficiência, organizada com o objectivo de reforçar ações  para garantir os direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo, e fazer com que os Estados assumam compromissos que desencadeiam  ações concretas para que haja uma verdadeira inclusão das pessoas com  deficiência, sobretudo, neste momento em que o mundo está a sofrer com as consequências da pandemia.

A inclusão nas áreas da saúde, educação, emprego, política, ambiente, etc, são fundamentais para assegurar o princípio de "Não Deixar Ninguém para Trás", conforme previsto pela a agenda 2030 dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em julho de 2021 a Federação das Associações de Defesa e Promoção das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau apresentou, uma base de dados sobre pessoas com deficiência na Guiné-Bissau, na sequência de um levantamento realizado em todo o país no âmbito do projeto de apoio às pessoas com deficiência durante a pandemia da COVID-19. O estudo foi feito com a colaboração e apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

Segundo os dados tornados públicos, existem 11.584 pessoas com deficiência em todas as regiões do país.  Oio é a região com o maior número de casos com 2.172 (19%), e Bolama-Bijagós é a região que representa o menor número de pessoas com deficiência, com um total de 490 (4%).

Entre as pessoas com deficiências registadas, 6206 (54%) são homens e 5378 (46%) mulheres.

O mapeamento é fundamental para que as entidades competentes possam estabelecer medidas que proporcionem a inclusão social.

Nesta Cimeira Global da Deficiência, o Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres traçou três prioridades, "mais desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência, larga cooperação e mais representatividade das pessoas com deficiência em papéis de liderança".

Esta Cimeira foi organizada pela Noruega, Gana e pela Internacional Desability Alliance.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails