Passar para o conteúdo principal

Capacitação de 20 Animadores Comunitários em Matéria de Violência Baseada no Género em Tombali

15 Dezembro 2023
Violência Baseada no Genero

Segundo as informações recolhidas pelo Centro Social Multifuncional Juvenil de Tombali (​CSMJT). As instituições publicas, ainda carecem de mandatos claros em relação à VBG e a implementação de estratégias de prevenção da violência são insuficientes.
​No contexto local, a discriminação tradicional de género em todas as esferas da vida (social, económica e política) e abusos específicos, como a mutilação genital feminina e casamento precoce/forçado, persistem, sem um Estado de Direito forte e suficientemente comprometido com o respeito aos direitos humanos. Poucas instituições na Guiné-Bissau implementam intervenções sustentáveis de prevenção e repressão da VBG na Guiné-Bissau, e a maioria das instituições governamentais, organizações não-governamentais e agências do sistema das Nações Unidas concentram os seus recursos e prestação de serviços de resposta apenas na capital (Bissau). Neste sentido, o ​CSMJ decidiu elaborar um projeto para trabalhar especificamente com a escola sobre Violência Baseada no Género (VBG) na região de Tombali.

Assim, serão capacitados 20 animadores comunitários em matéria de Violência Baseada no Género (VBG). Durante formação serão abordados os seguintes temas:

  • Violência Baseada no Género - Conceito violência, discriminação e desigualdades de Gênero.  Tipologias de VBG.- Consequências imediatas, curto e longo prazo.
  • Construção de Género Baseada no Género - Conceitos de Género em diferentes perspectivas; Discriminações perpetuados pela condição feminina; Estereótipos de Género baseadas em: Crenças religiosas, Culturais e sociais que reforçam a desigualdades.
  • Violência dos direitos básicos - Saúde (Violência Obstétrica, MGF e Planeamento Familiar); Educação (Processo de escolarização e vantagem de escolarização) abolindo estereótipos de Género;
  • Vagatura perante novos tipos de crimes na sociedade Guineense & Ordenamento Jurídico de Proteção da Mulher: Feminicídio ; Constituição da República, Lei de Violência, Violência Doméstica, Lei de MGF e declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH); Desafios de redução da Violência baseada em Género.

Além do processo de  seleção e capacitação de 20 animadores e colaboradores, o projecto deverá também trabalhar para a realização e produção das seguintes actividades/ materias:Produção de 20 manuais para capacitação dos animadores;Realização de 40 palestras em 40 escolas e  nas comunidades Realização de reuniões com lideres comunitários; Emissão de 300 Spot e 12 programas radiofónicos; Realizaçãor de 5 peças teatrais em diferentes sectores; Constituição de 40 núcleos de prevenção precoce de VBG nas escolas e comunidades; Divulgação  da Lei contra VBG e sobre excisão feminina.

Este projeto pretende através da implementação das atividades concretas  incentivar os responsáveis pelas mudanças locais e os jovens a desenvolver iniciativas que abordem os desafios sociais, ambientais ou económicos nas suas comunidades, contribuindo para que haja mudanças estruturais locais e consequentemente melhorar a vida das mulheres. 

Este projeto é financiado pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon e implementado pelo Centro Social Multifuncional Juvenil de Tombali​

Veja abaixo as fotografias!

Violencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

Violencia baseada na genero

VIolencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

violencia baseada no genero

Violencia baseado em genero

Violencia Baseada no genero

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails