Passar para o conteúdo principal

AUTORIDADES TRADICIONAIS ALERTAM PARA OS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO ACESSO À ÁGUA, A GESTÃO DE TERRAS E A SEGURANÇA ALIMENTAR NO SUL DA GUINÉ-BISSAU

30 Maio 2023
AUTORIDADES TRADICIONAIS ALERTAM PARA OS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO ACESSO À ÁGUA, A GESTÃO DE TERRAS E A SEGURANÇA ALIMENTAR NO SUL DA GUINÉ-BISSAU

A Tiniguena promoveu uma formação de capacitação destinada às autoridades tradicionais da região de Quinara em matéria de gestão e mediação de conflitos face à problemática das alterações climáticas, com incidência comunitária e nas condições de vida das mulheres.

Durante os três dias, os 24 participantes presentes nas sessões que integravam Imames, Régulos, Comités e Chefes de Tabanca, líderes associativos, abordaram questões que contribuem para a aceleração da alteração climática, a suas consequências na vida das pessoas, os conflitos que desencadeiam e as tipologias desses conflitos, mas também o papel e a participação das mulheres nesse processo.

Estes representantes, identificaram como principais problemas comunitários as dificuldades no acesso à água pela distância, a redução do pescado ao nível local, a expansão das zonas de habitação e o desenvolvimento das atividades económicas para as zonas costeiras. Já a monocultura de caju e a privatização de terras comunitárias têm instigado conflitos sobre as delimitações entre as comunidades e inclusive a interpretação religiosa que limita a participação das mulheres na esfera de decisão e a problemática da fome.

Do encontro, as principais conclusões foram no sentido de contribuir para uma maior mobilização das comunidades e das suas lideranças no esforço de restauração dos mangais de forma a permitir a reprodução dos peixes, a redução do desmatamento, a promoção da gestão comunitária das florestas no sentido de diminuir a exploração abusiva e predatória.

Esta ação está a ser executada pela Tiniguena em parceria com PNUD e o PAM, no quadro do projeto “Criação de Espaços Públicos Seguros e Capacitados com Mulheres para Mitigar os Riscos de Segurança Climática e Manter a Paz na Guiné-Bissau”, financiado pelo Fundo da Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBF). Este projeto irá na próxima fase integrar os jornalistas e fazedores de opinião.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails