Passar para o conteúdo principal

“Ativismo para Acabar com a Violência Contra Mulheres e Meninas” - 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

25 Novembro 2022
Dia contra violência domestica

O dia 25 de Novembro Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi a data escolhida pela ONU, para alertar e sensibilizar a população sobre para a violência física, psicológica, sexual, e social que atinge várias mulheres e raparigas no mundo,  independentemente do grau de instrução, nível social, idade ou religião.

Casos de violência assustadores são relatados todos os dias em diversos meios de comunicação no mundo, o que mostra claramente a existência de uma grande quantidade de vítimas.

Existe uma tentativa por parte de vários países de unir esforços e trabalhar no sentido de estabelecer estratégias e ações que promovam igualdade de género. Um dos exemplos claros é o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável n°5 que estabelece de forma clara os passos necessários para alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas. Apesar de todo esse trabalho ainda há muito que fazer, pois infelizmente existe uma grande diferença entre os países, no que diz respeito a economia, ao grau de instrução, a cultura etc, que condicionam a implementação de políticas que visam melhorar a vida das mulheres e meninas de uma maneira geral.

Este ano, dos vários casos de violência baseada no género que houve na Guiné-Bissau, dois casos graves marcaram a população devido ao elevado grau de violência.

Um homem atirou gasolina e fogo à uma mulher de 38 anos, supostamente  por ela não ter preparado a refeição... A mulher acabou por perder vida devido aos ferimentos causados.

Outro caso grave, foi uma menina de oito anos que queimada pelo pai alegadamente por ter roubado 500 francos.

Devido ao aumento de casos de violência contra mulheres e crianças verificado no país,  a Polícia Judiciária (PJ) lançou este ano uma linha telefónica gratuita, dando possibilidade a todos de fazer denúncias. Portanto, é só ligar 121 e denunciar. A polícia judiciária declara tolerância zero à Violência Doméstica, Assédio, Abuso Sexual, etc.

A prevenção e a punição são fundamentais para acabar com a violência.

O Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) tem apoiado através de vários projectos, iniciativas ligadas a questões de género que trabalham com foco na violência, discriminação, empoderamento feminino, empreendedorismo e liderança feminina.  

Veja o vídeo abaixo intitulado Bota Banu, realizado no âmbito do projecto Suta Mindjer Kaba Dja apoiado pelo PNUD através da plataforma Na Nô Mon que mostra a história, a luta, o sacrifício e o sofrimento de muitas  mulheres guineenses. 

Algumas imagens são fortes e refletem o grau de violência sofrido por muitas mulheres.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails