Análise e Resolução de Conflitos (Negociação, Mediação e Diálogo)
Teve início esta semana na Escola Nacional de Administração (ENA) a sessão de Formação de Formadores em Análise e Resolução de Conflitos (Negociação, Mediação e Diálogo). A formação que irá decorrer do dia 22 a 26 do corrente mês visa sobretudo abordar temáticas ligadas aos métodos, experiências e lições aprendidas na prevenção e resolução de conflitos e construção da paz na Guiné-Bissau e na sub-região da África Ocidental.
Beneficiando da presença de académicos e especialistas da Comissão da CEDEAO nestas matérias, alguns dos temas abordados serão: O Quadro Jurídico e Institucional da CEDEAO para a Paz e Segurança; Estudos de Caso e Lições Aprendidas pela CEDEAO em Mediação e Diálogo; Análise de Conflitos (Teoria e Prática); Metodologias e Estudos de Caso de Mediação, Negociação e Diálogo (incluindo experiências da Guiné-Bissau). A formação incluiu também simulações, exercicios de análise aplicados ao caso da Guiné-Bissau, assim como Djumbais, debates e reflexões pelos participantes.
Nesta ação de formação de formadores participam mediadores, analistas e representantes de organizações da sociedade civil guineense cuja área de atuação é a análise de conflitos e alerta precoce, mediação e a promoção do diálogo.
Esta atividade é realizada no âmbito da Academia de Liderança e enquadra-se no projeto de Estabilização Política e Reforma através de Confiança Mútua e Diálogo Inclusivo, em parceria com a Comissão da CEDEAO em Abuja, Divisão de Mediação e Coordenação de Assuntos Politicos Regionais e Escola Nacional de Administração (ENA).
Veja abaixo as fotografias!