Passar para o conteúdo principal

Alfabetização e Empoderamento das Mulheres de Plack-1

13 Outubro 2021
Alfabetização das mulheres de Plack1

Empoderamento das Mulheres de Plack1 é um projeto comunitário, implementado pela Associação dos Jovens Voluntários e Amigos de Plack-1 que visa capacitar as mulheres através do processo de alfabetização.

Como é sabido, a educação é um elemento considerado chave para o desenvolvimento de qualquer país. Na Guiné Bissau, segundo os dados do recenseamento geral da população e habitação de 2009, 62,1% das mulheres não sabiam ler. A taxa de analfabetismo ainda é considerada muito elevada no país e afecta sobretudo as mulheres, porque, por diversas razões de carácter cultural e familiar, são obrigadas a viver situações como, casamento precoce forçado, trabalhos infantis, responsabilidade de gestão da casa etc. Todas estas situações fazem com que a educação escolar não seja considerada uma prioridade.

Este projeto, considerando os elementos acima descritos, acaba por ser de extrema importância, para combater situações que possam colocar em risco os direitos das mulheres, e ao mesmo tempo, permite construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, com as mesmas oportunidades para todos.

As mulheres têm uma enorme responsabilidade na sociedade guineense, porque representam o pilar da família a nível de subsistência e de educação dos filhos. Sendo assim, é fácil entender o significado que este projeto poderá ter para muitas mulheres.

Neste momento, 104 mulheres frequentam o curso de alfabetização, e 10 jovens são facilitadores do curso de formação. As aulas inicialmente eram três vezes por semana, entretanto, devido a um pedido especial por parte das alunas, o número das aulas aumentaram, e agora são de segunda a sexta. Este dado importante, demonstra, engajamento, interesse e vontade em aprender.

Os livros utilizados para esta formação são livros de português e de matemática. Paralelamente ao objectivo do curso de alfabetização, estão a ser realizadas algumas sessões de sensibilização, onde são abordados, temas como, doenças sexualmente transmissíveis, Covid19 e saneamento básico. Estas atividades são desenvolvidas em sete centros localizados nas áreas de, plack1, Bissak e Bairro Militar.

O impacto que se espera ter com este projeto é contribuir para o aumento da taxa de alfabetização das mulheres, jovens e raparigas do Bairro de Plack-1, e ao mesmo tempo, reforçar a capacidade formativa dos facilitadores do curso de alfabetização e membros da organização executora.

A alfabetização não só permitiria a inclusão social das alfabetizadas, a sua participação ativa na esfera de tomada de decisão dentro da comunidade, mas também, facilitaria o acompanhamento da educação dos seus filhos, bem como, melhoria nas suas atividades de negócio e consequentemente, na qualidade de vida.

Imagens do curso de alfabetização

Projecto sobre alfabetização Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Alfabetização das mulheres de Plack1

Inscreva-se na nossa lista de e-mails