Passar para o conteúdo principal

África Além das Barreiras

25 Maio 2023
Dia De Africa

Comemorar esta data significa para muitos pensar na história do continente, analisar a realidade atual e  traçar metas para um futuro risonho onde os aspectos económicos,  sociais, ambientais, políticos e culturais serão abordados de forma a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O continente têm vindo a trabalhar para superar os vários desafios ligados ao desenvolvimento. Um dos principais exemplos a ser destacado é o esforço realizado no sentido de criar  a Área de Livre Comércio Continental Africana. Impulsionar a economia é fundamental para combater muitos problemas relacionados ao continente.  Expandir e diversificar o comércio através da Área de Livre Comércio Continental Africana é uma das grandes apostas do continente a nível de estratégia para mudar o quadro económico e reposicionar o continente no mercado internacional.

Segundo os dados das Nações Unidas este pacto comercial poderá contribuir para retirar 50 milhões de pessoas da pobreza extrema até 2035 e melhorar de forma significativa a vida de muitos cidadãos.

Para o Secretário Geral da ONU António Guterres " o dinamismo da África é imparável; seu potencial é de tirar o fôlego, desde a vibração de seu grande número de jovens até as possibilidades de livre comércio".

Muito embora o continente tenha registado um crescimento da exportação de bens e serviços nesta última década, ainda representa pouco a nível global, considerando o potencial dos recursos disponíveis.

Na agenda africana, o elenco de prioridades englobam vários assuntos como, mudança climática,  economia sustentável, alimentação,  saúde, desigualdade social, conflitos, liderança,  estabilidade política, questões de gênero etc.

A comemoração desta data serve não só para comemorar os avanços registados no continente, mas também, como uma data de reflexão acerca das medidas que podem ser tomadas para lidar com os vários desafios presentes no continente.

É importante recordar que no dia 25 de Maio de 1963 foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA) em Addis Abeba na Etiópia, por isso, esta data foi escolhida como o Dia da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana, mas a data 25 de Maio continuou como sendo o dia da África.

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails