Passar para o conteúdo principal

Actividades Geradoras de Rendimento Para a Inclusão Social de Pessoas Vulneráveis em Cumura

31 Janeiro 2022
Inclusão Social Cumura

O PNUD Guiné-Bissau acaba de iniciar a implementação de uma intervenção no domínio da inclusão social em Cumura, na região do Biombo. O projeto, desenvolvido em parceria com a AIFO, visa ativar um caminho sustentável para que pessoas vulneráveis ​​criem atividades geradoras de renda que contribuam para sua independência econômica e inclusão financeira através da diversificação dos meios de subsistência sustentáveis ​​disponíveis. Os principais beneficiários são as pessoas com deficiência, principalmente as mulheres. Os beneficiários irão receber um financiamento para criar uma microempresa ligada à economia azul.  A intervenção, financiada pelo projeto “Economia Azul como Catalisadora da Recuperação Verde” e pelo programa de inclusão financeira apoiado pela Unidade Estratégica e Económica, tem dois principais resultados esperados: a criação de uma incubadora de start-ups e a sensibilização sobre a inclusão social nas comunidades locais.

Neste momento está a ser realizado um estudo de viabilidade no terreno para visitar algumas empresas ou atividades geradoras de rendimentos semelhantes às que o projeto está a promover para estimar vendas, custos e vida da empresa para melhor orientar a pré-selecção das pequenas ideias de negócios que participarão do projeto.

Um especialista em economia azul e um especialista em desenvolvimento de negócios apoiarão os participantes durante todo o processo, desde a conscientização inicial sobre as oportunidades da economia azul até o treinamento em gestão financeira, logística, estrutura legal e administração, incluindo também monitoramento e avaliação do empreendedorismo. 

O tempo previsto para a realização deste trabalho é de 12 meses. Os resultados do mapeamento de vulnerabilidade que o PNUD Guiné-Bissau tem vindo a realizar nos últimos meses para identificar famílias e grupos vulneráveis ​​no país foram tidos em conta para conceber a intervenção e orientar os processos e ações desenvolvidos.

As recomendações do estudo “Construir melhor para as empresas na Guiné-Bissau”, centradas precisamente na área das micro, pequenas e médias empresas (MPME), serão também uma importante fonte de conhecimento para garantir o sucesso da intervenção.

Inclusão Social Em Cumura

Inclusão Social Em Cumura

Inclusão Social Cumura

Inscreva-se na nossa lista de e-mails