Passar para o conteúdo principal

“Acelerando a recuperação do Covid-19 e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”

18 Julho 2023
Forum sobre objectivos do desenvolvimento sustentável

Está a decorrer neste momento em Nova Iorque o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável  no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, em Nova Iorque. Um evento que teve iniciou no dia 10 do corrente mês, que terminará no dia 20 e que une governos, sector privado, sociedade civil, formuladores de políticas e organizações internacionais, todos em busca de soluções que garantam a implementação dos Objectivos do Desenvolvimento sustentável.

Factores como a guerra, covid19, fome, acesso a educação e a saúde, desastres ambientais, bem como o desequilíbrio de oportunidades entre homens e mulheres, são alguns dos factores que fomentaram fortes desigualdades sociais, comprometendo assim a agenda dos ODS para 2030.

Dados importantes apresentados pela ONU mostram por exemplo que mais 10 milhões de pessoas caíram na pobreza, direitos de mulheres e meninas foram perdidos nos últimos anos e também, que houve aumento de número de pessoas que passam fome, visto que em 2015 era 589 milhões e em 2021 o número passou de a 768 milhões. Estes dados além de serem muito preocupantes podem comprometer o alcance destes desejáveis objectivos. E ao que tudo indica, segundo as Nações Unidas se continuarmos neste ritmo estima-se que "haverá 575 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema em 2030. A maioria delas na África Subsaariana".

O Secretário Geral da Nações Unidas António Guterres "lembrou que as emissões de gases de efeito estufa seguem aumentando, desigualdades persistem, a fome voltou aos patamares de 2005 e a equidade de gênero só será alcançada em três séculos no ritmo atual".

Considerando todos esses factores acima mencionados é fácil entender que é necessário analisar o percurso, que o mundo está a percorrer para alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável,  entender o estado de implementação atual dos mesmos e identificar as medidas necessárias para intensificar as ações e consequentemente mudar esta realidade.

Além de uma revisão geral do plano de implementação e execução dos ODS, serão revistos também de forma mais aprofundada algumas temáticas que dos seguintes objectivos: Objetivos 6 sobre água limpa e saneamento, 7 sobre energia limpa e acessível, 9 sobre indústria, inovação e infraestrutura, 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis ​​e 17 sobre parcerias para os Objetivos.

Os resultados alcançados neste encontro serão levados à Cúpula dos ODS, que será realizada em setembro. 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails