Passar para o conteúdo principal

Abertura de Caixa Poupança - Mulheres Beneficiarias do Projeto Relançamento das Actividades Económicas das "Bideiras" Afectadas Pela Pandemia da COVID 19

12 Setembro 2022
Evento Buba

No dia dez de corrente mês a organização Ação Para o Desenvolvimento Sustentável (ADS), organizou um evento em Buba, no quadro do projeto Relançamento das Actividades Económicas das "Bideiras" Afectadas Pela Pandemia da COVID 19, financiado pelo PNUD através da plataforma Na Nô Mon. O evento tinha como principal objectivo a abertura da caixa poupança,  mas ao mesmo tempo, tinha também como propósito incentivar os pequenos comerciantes a fazer poupança, mostrando sobretudo a importância da boa gestão no comércio.  

A Covid19 trouxe consequências devastadoras para o mundo. Na Guiné-Bissau, as camadas mais vulneráveis viveram momentos delicados e de grandes desafios. As mulheres que vendem no mercado de Buba, tiveram sérios problemas económicos que muito repercutiu nas suas vidas familiares, considerando que muitas delas são responsáveis pelo sustento dos seus lares. Tendo em conta esta situação, a ADS, decidiu elaborar um plano de ação, um projecto com vista a ajudar estas mulheres, e foi assim que através da plataforma Na Nô Mon encontraram um parceiro para colocar as suas ações em prática. O projecto foi financiado com o fundo reservado para os projectos comunitários e logo após a seleção das beneficiárias,  foi realizada uma formação de capacitação para que elas pudessem entender a importância e a dinâmica de gestão de pequenos negócios.

Durante meses, estas mulheres trabalharam para erguer e manter o negócio. A abertura da Caixa Poupança faz parte dos resultados alcançados e mostra que é possível ter um negócio bem organizado, poupar para poder investir mais, caso seja necessário.

A técnica utilizada para fazer a poupança permitiu que as beneficiárias decidissem a quantia exata que desejavam poupar, uma vez que o montante  arrecadado por cada uma delas seria obtida  em função da quantia poupada de forma voluntária. A abertura da caixa foi feita na presença de todas, de modo a estimular a poupança. 

A Alegria, o entusiasmo e a gratidão foram alguns sentimentos demonstrados por estas mulheres quando  constataram o total arrecadado ao longa de vários meses, fruto do próprio trabalho.

O projecto por demonstrar sustentabilidade e mudança substancial na vida dessas mulheres,   recebeu recentemente mais financiamento do GEF SGP PNUD (Programa de Pequenas Subvenções) para continuar com as atividades de inclusão financeira, dando possibilidade a mais mulheres de participarem. Por exemplo, 30 mulheres de Farancunda participaram recentemente de algumas sessões de capacitação sobre gestão de negócios.

No evento estiveram presentes as seguintes entidades: Governo Regional,  Ministério de Economia Plano e Integração Regional,  Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas(IBAP),  Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento(PNUD), Banco BAO (Agência de Buba)

 

Veja as fotografias do evento!

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

Evento Bideiras Buba

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

Evento Buba Bideiras

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails