Passar para o conteúdo principal

8 de Março, Dia Internacional das Mulheres Comemorado Sob o Lema Investir nas Mulheres: Acelerar o progresso

8 Março 2024
Dia das Mulheres

A data 8 de Março que assinala o Dia Internacional das Mulheres marca a história, de muitas mulheres e meninas do mundo inteiro que  lutam diariamente com garra e perseverança para conquistar os seus direitos. Um dos momentos históricos  que marca esta data foi o movimento operário em 1908, quando um grupo de 15 mil mulheres organizaram uma marcha na cidade de Nova York exigindo melhores condições de trabalho, nomeadamente, redução da carga horária, melhores salários e direito ao voto. Todo o esforço destas mulheres e outras, serviu para que fossem verificadas mudanças significativas em muitas sociedades.

A comemoração deste dia não marca apenas a luta diária, a força, a perseverança  das mulheres e as conquistas sociais, económicas, politicas alcançadas ao longo dos séculos, mas também é um momento de reflexão e de consciencialização de vários problemas que violam os Direitos das mulheres.

Muito embora durante muitos anos foram verificados esforços no sentido de elaborações de leis e politicas que protegem as mulheres, assim como implantadas ações que promovam os direitos das mulheres, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir o cumprimento do Objectivo do Desenvolvimento Sustentável N°5 da agenda 2030.

Este ano, o lema escolhido para comemorar a data é Investir nas Mulheres: Acelerar o progresso mostrando efetivamente que é necessário continuar a investir nas mulheres para quebrar as barreiras que impendem o seu crescimento, que limitam a sua visão e que a condicionam muitas vezes a viver na desigualdade.

Portanto, urgem medidas de investimento em diferentes áreas para garantir um futuro sustentável onde a  igualdade de género ganha espaço, eliminando assim as várias formas de descriminação e violência.

Neste dia especial, o secretário Geral das Nações Unidas pediu aos países um "maior investimento em programas para acabar com a violência contra as mulheres, impulsionar a inclusão e a liderança das mulheres em economias, nas tecnologias digitais, na construção da paz e na ação climática". O mesmo sublinhou a importância de disponibilizar fundos para acelerar a implementação de ações e mudar a vida das mulheres e meninas.

Os governos, a sociedade civil, sector privado, são fundamentais para a criação de oportunidades, proteção, inclusão social, financeira tecnológica e promoção da igualdade de género e do empoderamento das mulheres.

O PNUD tem apoiado  as mulheres através de vários projetos e ações, proporcionando bases para melhorar as suas vidas.

Veja abaixo a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas sobre este dia.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails