Passar para o conteúdo principal

30 de Julho, Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas “As Vozes das Vítimas Lideram o Caminho” Campanha da ONU 2021

30 Julho 2021
Trafico de seres humanos

O dia Mundial de Contra o Tráfico de Pessoas é recordado todos os anos como forma de consciencializar a população mundial sobre o perigo, o risco, os desafios e as consequências  que este tipo de crime tem para a sociedade.

Existem alguns elementos que merecem ser considerados quando se trata de tráfico como por exemplo a pobreza extrema, a guerra, as mudanças climáticas, etc, que influenciam e contribuem fortemente para que o tráfico floresça.  Infelizmente, as vitimas deste crime acabam por estar sujeitas a diversas formas de exploração e abuso como por exemplo a exploração sexual, exploração laboral, servidão doméstica e violência física e psicológica.

O secretário Geral das Nações Unidas António Guterres lembra  que  as " crianças representam um terço das vítimas, em sua maioria traficadas para o trabalho escravo" pede aos governos "para que implementem medidas de prevenção, de apoio às vítimas e para que os criminosos sejam julgados". 

António Guterres apelou aos governos, para o combate ao crime, e sublinhou ainda  que é importante pensar que “criminosos estão usando a tecnologia para identificar, controlar explorar os mais vulneráveis” e  que "a internet é utilizada para atrair crianças para exploração sexual, casamento forçado e outros tipos de abuso".

No caso concreto da Guiné-Bissau, o Serviço de Estrangeiro e Fronteira de Portugal (SEF) fez recentemente uma campanha intitulada "Não Deixes Que Uma Ilusão Te Leve à Exploração" cujo objectivo é precisamente chamar  atenção da população em geral mas sobretudo a potenciais vítimas de tráfico humano em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. 

Este é um assunto sério que exige aplicação de medidas severas que possam garantir a redução deste género de crime, abrindo espaço para uma maior segurança das pessoas a nível mundial.

De facto Guterres recorda "que todas as nações devem implementar a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Transnacional Organizado e o Protocolo de Prevenção, Contenção e Punição do Tráfico de Pessoas". 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails