29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP29)
A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP29) começou nesta segunda-feira dia 11 em Baku, no Azerbaijão. O encontro que irá decorrer até o dia 22/11/2024, reúne vários países e tem como principal objectivo redobrar esforços para que haja diminuição da emissão de gases que causam o aquecimento global e também mobilizar mais recursos financeiros para enfrentar eficazmente o desafio global das alterações climáticas.
Segundo a ONU "os anos 2015-2024 marcarão a década como mais quente já registada, com uma perda acelerada de gelo glacial, aumento do nível do mar e aquecimento dos oceanos. As condições meteorológicas extremas estão a causar perturbações significativas nas comunidades e economias em todo o mundo."
A cada dia que passa, o mundo sente as consequências das alterações climáticas, e acontecimentos como temperaturas elevadas, secas e incêndios florestais, inundações, subida de nível da água nas zonas costeiras etc., são cada vez mais evidentes. Neste sentido, urge a necessidade de ações imediatas para fazer face a estes problemas.
Uma delegação da Guiné-Bissau deslocou-se para Baku, para participar desta importante conferência e mostrar como o país tem enfrentado os desafios das mudanças climáticas.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a apoiar o Governo, em particular o Ministério do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática na mobilização de recursos para financiar projetos de adaptação climática no país. A equipa do PNUD liderada pela Representante Residente Alessandra Casazza presente na conferência irá continuar a trabalhar juntamente com o governo de forma árdua na preservação do meio ambiente.
A ONU continuará a trabalhar no sentido de tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação aos perigos e desastres naturais relacionados ao clima, integrar soluções e medidas de mudança climática nas políticas, estratégias e planeamento nacionais e melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas, redução de impacto e alerta precoce.
Veja abaixo as fotografias!