24 de Janeiro Dia Internacional da Educação
No dia 24 de janeiro comemora-se, o Dia Internacional da Educação. Este dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, no dia 3 de dezembro de 2018.
O direito à educação presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) é extremamente reforçado neste dia para sensibilizar a população sobre a importância da educação para o bem-estar mundial.
A covid 19, piorou a situação da educação em muitos países. Muitas crianças, jovens e adolescentes não conseguiram frequentar as aulas e nem sequer, concluir o ano lectivo. Como afirma secretário Geral das Nações Unidas António Guterres, "cerca de 1,6 bilhões de estudantes de escolas e faculdades viram os seus estudos interrompidos no auge da crise que ainda não acabou".
A pandemia desenhou claramente uma emergência em encontrar soluções para o sistema de educação inclusivo, que garanta o acesso a cidadãos de todo o mundo.
Se não forem tomadas medidas que permitam a realização de ações concretas para estimular os países em desenvolvimento como o caso da Guiné-Bissau, "o número de crianças que abandonam a escola e que não sabem ler poderá aumentar, de 53% para 70%". Uma percentagem muito alta que influenciará negativamente nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares do mundo possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Na Guiné-Bissau a escola pública continua a enfrentar vários desafios o que tem provocado atrasos consecutivos na abertura do ano lectivo, contribuindo para o aumento da desigualdade social nas várias camadas sociais.
"Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos", é um dos objectivos do Desenvolvimento Sustentável que mostra claramente a importância de investir na educação.
Veja a importante mensagem do secretário Geral das Nações Unidas António Guterres sobre este dia.