Passar para o conteúdo principal

1° Congresso para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Feminino Na Guiné-Bissau

11 Janeiro 2022
Evento sobre o empreendedorismo feminino na Guiné-Bissau

Foi realizado no passado dia 6 de Janeiro o Primeiro Congresso para o Desenvolvimento do Empreendedorismo.  Este evento organizado pelas empresas Naya London, For women By Women e as fundações Ana Pereira e ATENA, teve lugar no Hotel Ceiba  e tinha como principal objectivo reunir mulheres influentes no ramo empresarial e principais intervenientes em todos o sectores de economia para uma partilha de experiência e contributos  para a proteção e incremento do empreendedorismo feminino na Guiné-Bissau.

A pandemia (Covid 19)  tem afectado fortemente todo o sistema de produção, que permite gerar rendas, dificultando a distribuição de bens e serviços em todo o mundo.

A partilha de conhecimentos, impulsiona a criatividade, reforça o  conceito de criação de novos espaços no mercado, e incentiva o empreendedorismo na camada feminina.

Iniciativas deste genero ajudam as mulheres a entenderem o seu potêncial, mas sobretudo, encorajam para que haja um aumento de número de  mulheres no mercado de negócios.

A presença de mulheres no mundo do negócio é cada vez mais notável, apesar dos enormes desafios que enfrentam, ainda em muitos países existe uma extrema desigualdade em termos de oportunidades. Nem todas as mulheres têm acesso à educação,  o que  consequentemente acaba por refletir no acesso ao trabalho, salário e nível de vida em geral.

Na Guiné -Bissau, o conceito de empoderamento feminino é cada vez mais presente e muitas mulheres têm vindo a batalhar para fomentar o empreendedorismo, incentivar o empoderamento e defender o direito das mulheres.

A construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, sustentável e equilibrada passa necessariamente por garantir o bem-estar das camadas consideradas mais vulneráveis.

As mulheres que participaram deste evento, partilharam também as dificuldades encontradas no ramo, como por exemplo: Problemas legais ligados a documentação necessária para a legalização das empresas; Incentivos financeiros; Dificuldade de acesso a produtos e materiais; Grau de instrução dos colaboradores, etc.

O evento contou com a participação de alguns membros do Governo, ONGs e outras entidades.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails